BCAA: Aprenda Tudo Sobre BCAA - Para que serve, Como Consumir e Efeitos Colaterais

Neste artigo vamos falar tudo sobre BCAA, para que serve, como consumir, quais são os resultados, de que é composto, quais são os resultados e dentre outros.
Para quem não conhece a Casa Maromba tem diversos vídeos de suplementação e nosso canal no YouTube no seguinte link: http://www.youtube.com/casamaromba

Veja o vídeo abaixo do nosso canal do YouTube sobre BCAA:





Não se esqueça de deixar um like e se inscrever no canal 👍


O que é BCAA?


O BCAA (Branch Chain Amino Acids), são é composto por 3 Aminoácidos de Cadeia Ramificada que são a Leucina, Isoleucina e Vanila. Estes três aminoácidos são responsáveis em média por 35% das proteínas musculares que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento muscular. Estes aminoácidos são essenciais, onde o corpo não produz mas ele é consumido através de dieta o BCAA é encontrado em alimentos como carne, leite e grãos por exemplo. Embora se encontre em alimentos, estudos apontam que a suplementação destes produtos em horários corretos, tem uma ação muito benéfica e se obtém melhores resultados.


Para que serve o BCAA?


O BCAA serve para:

  • Diminuir Fadiga - O famoso cansaço.
  • Evitar Catabolismo: Mantém Massa Magra durante o Treino.
  • Aumento da Construção Muscular e Definição.
  • Estímulo da Síntese Proteica.
  • Evitar possíveis Lesões.
Como isso acontece?

Sendo transportadores de nitrogênio, atuando assim na síntese de outros aminoácidos necessários para a produção de novas fibras musculares (anabolismo), o BCAAs estimula a produção de insulina que é um hormônio que promove a entrada de glicose e aminoácidos nas células. Estes efeitos fazem o BCAA ajudar a diminuir os danos musculares resultantes da prática esportiva e consequentemente ajudando assim na recuperação muscular, estimulam a síntese de proteínas e redução do cansaço. Basicamente o BCAA garante mais energia aos músculos durante o treino, o que pode se traduzir em séries mais intensas e um treino mais longo, produtivo e sem perdas. Por isso ele é tão importante para praticantes de atividades físicas, seja ela musculação, crossfit, corridas, caminhadas, ciclistas, jogadores de futebol, natação, tênis e outras atividades desgastantes. 


Como Consumir o BCAA?


A forma mais usual e recomendada para consumir ou tomar o BCAA é antes e depois do treino ou atividade física. Dependendo da atividade física, se for de longa duração como ciclismo, triathlon ou outra atividade física endurance de longa duração é recomendável consumir também durante a atividade. Mas a forma mais consumida é somente meia hora a 15 minutos antes do treino e logo após o treino. 
Veja como BCAA reage:

  • Antes do Treino ou Atividade Física: Diminui fadiga(cansaço), Mantém Massa Magra(Músculos) e Auxilia a Evitar Possíveis Lesões.
  • Pós Treino ou Atividade Física: Continua mantendo a Massa Magra e auxilia no Aumento de Construção Muscular.
  • Durante a atividade Física Endurance(Longa Duração): auxilia manter massa magra, diminui fadiga e auxilia a evitar lesões. * Obs: utilizar somente em atividades físicas de Longa Duração.


A quantidade mais utilizada para consumir o BCAA é de 2 a 5g antes do treino e de 2 a 5g pós treino, mas consulte seu nutricionista ou médico para melhor indicar a dosagem de acordo ao seu corpo.


Quais são Efeitos colaterais?

Por se tratar de um aminoácido, o BCAA tem poucos efeitos colaterais. Os efeitos aparecem se consumido em excesso, assim como qualquer outra suplementação. Se consumir em excesso pode causar problemas renais ou até náuseas e vômitos.

Pessoas que possuam problemas renais, dependendo da gravidade pode ser contra indicado,  nesses casos tem consultar o médico antes de consumir.


Qual é o Melhor BCAA?

Como todos já sabem o BCAA é composto de 3 aminoácidos: Leucina, Isoleucina e Vanila. Mas destes 3 Aminoácidos, o mais estudado e que tem melhor eficácia na construção muscular é a Leucina, tanto que ela é vendida pura nas lojas de suplementos. Então quanto mais leucina houver no BCAA, geralmente melhor ele é. Quando você vê na rotulagem 2:1:1 quer dizer que naquele pote tem 2 de Leucina para 1 de Isoleucina e 1 de Vanila. Quando você vê na rotulagem 8:1:1 que dizer que naquele pote tem 8 vezes mais Leucina do que Isoleucina e Vanila, se tornando assim o BCAA melhor e mais caro. Mas olhe sempre nas informações nutricionais, para ver a quantidade de BCAA naquele produto, ultimamente algumas marcas estão misturando Maltodextrina(carboidrato) junto com BCAA e vendendo, chegando a ter no pote 50% de BCAA e 50% de Carbo, então fique muito atento. Geralmente os BCAA's importados são melhores, mas tem muitos brasileiros de boa qualidade.

BCAA em Cápsula ou BCAA em Pó?

Uma das dúvidas mais frequentes é qual BCAA consumir? O de cápsula ou em pó?
A resposta é que qualquer um dele faz efeito, o que modifica é dosagem e praticidade. O BCAA em pó é o mais recomentado pelos nutricionistas e o mais recomendado, por sua rápida absorção e grande quantidade de BCAA contido por dose. Já o BCAA em cápsula ou tablete, demora um pouco mais para ser absorvido e dependendo da marca você tem que tomar uma grande quantidade de capsulas para dar a dosagem de um BCAA em pó, embora tenha lançado BCAA de alta dosagem por capsula(mas são muito grandes para engolir), mas em contrapartida o de cápsula tem a praticidade e facilidade de levar para qualquer lugar.


BCAA Engorda?


Por se tratar de um aminoácido que auxilia na síntese proteica e aumento de construção muscular o BCAA não engorda, consumindo BCAA junto com atividade física os resultados mais vistos foram de Definição e Ganho de Massa Magra(Músculos).


Onde comprar BCAA?

Logo abaixo temos várias promoções de BCAA com os MELHORES preços da internet. Clique e compre na comodidade de sua casa.

Link da Dieta Flexível. Aprenda a fazer sua dieta comendo de TUDO. (Febre nos YouTubers). Veja o vídeo todo:

Link da Dieta em 21 Dias. Perca de 5 a 10 Kg e de 3 a 10 cm de Cintura em 21 Dias Veja o vídeo todo:

Link de como QUEIMAR mais a GorduraAbdominal. Veja o vídeo todo:

Compre Suplementos Pela METADE DO PREÇO e como matéria prima AMERICANA IMPORTADA da Muscle Formula, Faça seu cadastro que entramos em contato no numero de celular que você colocar no cadastro:


Faça o seu cadastro que te ensino como GANHAR UM WHEY PROTEIN DE GRAÇA!!!!!
Suplemento Oficial da Casa Maromba e o Whey Protein que eu consumo pois tem matéria prima da Glambia( mesmo da Gold Standard da Optimum)

Siga nosso Instagram:

(qualquer dúvida manda direct)

Siga nossa Fan Page no Facebook


Visite nosso site:



Não Esqueça de deixar o Like e se inscrever no Canal

0 Comentários